Onde trabalhamos?

REBIO Poço das Antas

Autora: Ruth Klycie

A REBIO Poço das Antas está localizada no município de Silva Jardim (RJ), com 5.500 hectares de Mata Atlântica, foi a primeira unidade de conservação do gênero a ser criada no país em 1974.

Fundada com o objetivo de conservar a Mata Atlântica da baixada fluminense e suas espécies, principalmente o mico-leão-dourado (Leonthopitecus rosalia) e a preguiça de coleira (Bradypus torquatus). Este bioma é considerado um dos mais ameaçados do mundo.

Por este motivo a reserva possui um novo plano de manejo e este documento está sendo implementado de forma gradativa. Ele define as novas áreas de amortecimento em entorno da REBIO, incluindo assim os locais de relevância para a proteção do bioma. Até o advento do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) essa área  era preestabelecida no raio de 10 quilômetros dos limites preestabelecidos. Com base nas novas diretrizes apresentadas, o entorno de uma UC (Unidade de conservação) vai englobar qualquer área que seja considerada importante para a conservação da biodiversidade e diversidade cultural.

Um sítio arqueológico que está localizado no município de Araruama aproximadamente a 50 quilômetros da Reserva de Poços Das Antas será considerado como entorno da Reserva e receberá tratamento especial. E consecutivamente a nascente do rio São João, que fica a cerca de 60 quilômetros da reserva também entrará neste critério, assim permanecendo considerada como entorno da Reserva.

A REBIO foi escolhida para o nosso projeto por possuir a maior parte de seu território alagável, com grande diversidade de hidrófitas, que até o momento não foram estudadas. Além disso, possui alojamento para pesquisadores e algumas trilhas de fácil acesso. Sua entrada se dá pela BR-101 está localizada à 120 km da capital (Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: